QUEM SOMOS
Uma rede periférica e territorializada de 24 cozinhas comunitárias, criada dia 20 de maio de 2022, que atua na captação de insumos para produção e distribuição de comida a populações em situação de vulnerabilidade à fome severa e a algum nível de insegurança alimentar e nutricional, no contexto de grande crise nacional, resultado de projeto político-econômico austero, de perseguição e criminalização das diferenças e de destituição de direitos, e da pandemia da Covid-19.
Atuamos como uma tecnologia social com base na criação e implementação intuitiva de conceitos, ferramentas, metodologias como instrumentos políticos de transformação social de realidades periféricas, à luz de um diagnóstico “Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim, que traz 43 recomendações de políticas públicas, na defesa da Democracia e do Estado de Direitos, na luta pela criação, regulamentação e monitoramento de políticas públicas, emergenciais e estruturantes, de enfrentamento à fome severa e de restituição do sistema de garantia brasileiro da segurança alimentar e nutricional.
Somos um coletivo diverso e heterogêneo de cozinhas comunitárias ligadas a associações de moradores, instituições religiosas (católicas, evangélicas e tradicionais de matriz africana) e a organizações da sociedade civil. As nossas cozinhas são lideradas por pais de santo da umbanda, padres, pastora protestante, presidentes de associações comunitárias, associação de pessoas com deficiência, associação de povos de terreiro, associação cultural e de comunicação antirracista, cozinhas que atendem comunidades LGBTQIAPN+, coletivo de mulheres negras empreendedoras em economia criativa comunitária, cozinha comunitária conjunto habitacional vertical, afoxé tri-campeão do carnaval de Fortaleza, mestre da cultura cearense. Mais de 77 pessoas moradoras do território atuam de forma voluntária nas 24 cozinhas comunitárias da Rede.
Cobrimos mais de 62 áreas vulneráveis, sendo 17 delas em situação de extrema pobreza e expostas à fome severa. Das 24 cozinhas, 15 alimentam 13.950 pessoas de 5.328 famílias e garantem uma produção anual de 187,6 mil refeições, conforme revelou a pesquisa “Mapa Participativo de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim” (2022).
BOM JARDIM
Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA)
Cozinha Comunitária AMBJUNIDAS
Cozinha Solidária e Criativa Criart
Cozinha Comunitária da Associação dos Moradores do Parque Santo Amaro COMPASA
CANINDEZINHO
Projeto Irmão Sol, Irmã Lua
Cozinha Comunitária Instituto SOS PERIFERIA
Cozinha Comunitária Planalto Vitória
GRANJA LISBOA
Cozinha Comunitária São Miguel
Cozinha Cultura Solidária Omõrisà Odè
Cozinha Comunitária Instituto Avivar
Cozinha Comunitária da Paróquia Santa Paula Frassinetti
Cozinha Humanitária Nossa Casa Mãe África
Cozinha Comunitária Palmares
Cozinha Comunitária Bom Viver Brilhos Flores
GRANJA PORTUGAL
Instituto Maria do Carmo
Cozinha Comunitária Organização Queira o Bem
Cozinha Comunitária Centro União Beneficente dos Moradores da Granja Portugal
Cozinha da Vovó
SIQUEIRA
CPEC Pé no Chão
Cozinha Comunitária da Associação Comunitária dos Moradores do Parque Nazaré ASCOPAN
Cozinha Comunitária da Associação Comunitária dos Moradores do Marrocos
Cozinha Solidária Ana Facó
Cozinha Comunitária ASCABOMJA Associação de Catadores, Catadoras de Materiais Recicláveis do Bom Jardim
Cozinha Comunitária Sete de Setembro