Gastronomia Social UFC

O Gastronomia Social no Jardim da Gente (também conhecido como Gastronomia Social UFC) é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) que apoia várias instituições, incluindo a Rede de Cozinhas Comunitárias do grande Bom Jardim. O mesmo foi criado desde outubro de 2010. A coordenação do Gastronomia Social UFC é realizada pela Profa Eveline de Alencar Costa e a vice coordenação pela Profa Alessandra Pinehiro.

Missão

Formar pessoas através de cursos temáticos de gastronomia.

Objetivos Centrais

Programa visa oferecer cursos temáticos de gastronomia para a comunidade em geral de Fortaleza-Ce e, especialmente do Grande Bom Jardim a fim de promover o desenvolvimento sustentável e trabalhar o conhecimento gastronômico para uma formação básica; discutir a relação entre arte e cultura que envolve a gastronomia; resgatar memórias gastronômicas locais construindo assim a cuisine terroir; e favorecer para a capacitação profissional contribuindo para a inserção ao mercado de trabalho, ou para a qualificação profissional ou motivando-os para o empreendedorismo combatendo de forma direta e indireta à extrema pobreza.

Metodologias

Ofertamos cursos e oficinas que têm como ação pedagógica aulas teóricas e práticas. As teóricas serão expositivas, dialogadas e terão suporte audiovisual, podendo ser ministradas na sede dos parceiros ou na Universidade Federal do Ceará (Instituto de Cultura e Arte do Ceará). A metodologia empregada é o construtivismo, enfatizando o ato de criar e repassar as ações propostas nas aulas. Técnicas de trabalho com grupo (dinâmicas, tempestade de ideias, seminários, etc.) também são utilizadas a fim de facilitar e melhorar o aprendizado. As aulas práticas são ministradas nos Laboratórios da UFC e em ambiente externo conforme os espaços das instituições parceiras, acompanhadas e orientadas individualmente e em grupos. As oficinas poderão ter duração acima de 16h/a e os cursos com aulas práticas a partir de 20h/a Os cursos de extensão, considerados de média duração, poderão ser ofertados com carga horária a partir de 80h/a, compostas por atividades teóricas, práticas e atividades complementares, bem como estágios em serviços de alimentação, visitas técnicas e outras. Outros cursos com carga horária maior podem ser ofertadas quando demandados. As atividades são acompanhadas pela coordenação do programa e as aulas ministradas pelos discentes do Bacharelado e do Mestrado em gastronomia da UFC

Projetos

Desenvolvemos os seguintes projetos: Escola de Gastronomia Autossustentável; Doçura que Agrega, Ceia Solidária na Rua; Educação Alimentar e Nutricional e o Laboratório de Pesquisa em Gastronomia Social (pesquisa em Gastronomia Afetiva, Soberania e Segurança Alimentar de Comunidades).

Resultados

Formamos mais de 6 mil pessoas juntamente com os parceiros; participamos da produção de quentinhas solidárias desde 2020; realização de cinco edições da ceia Solidária na Rua (com um total de 2.300 atendimentos); produção de material acadêmico (artigos, ebooks e apostilas) e desenvolvimento de pesquisas em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; participação da criação do negócio social GiardinoBuffet; consultorias em boas práticas, cardápios e na adequação de estruturas físicas de cozinhas.

Links para acessos a plataformas, redes sociais, correio eletrônico

@gastronomiasocialufc (Instagram)

Gastronomia Social – UFC(facebook)

Email institucional

gastronomiasocialufc@gmail.com